Barista: além da paixão por cafés

Você é apaixonado por cafés? Nós da Flavors também somos! Por isso, vamos iniciar uma série de entrevistas com baristas renomados para compartilharem com a gente e com você o que eles pensam sobre a profissão, quais seus métodos preferidos e muito mais. Para começarmos, realizamos uma entrevista especial com Renan Dantas, barista responsável pelos cursos da Um Coffee Academy para contar o que ele mais ama nesta profissão. Confira!

Flavors: Conte-nos como é o seu dia a dia como barista?
Renan Dantas: Hoje sou responsável pelos cursos da Um Coffee Academy. Escuto todas as pessoas que chegam, sejam profissionais ou iniciantes da área. Já trabalhei bastante tempo na operação e sei o quanto é uma correria apaixonante.

Flavors: Quais cursos e especializações são necessários para ser um bom barista?
Renan: Você não precisa ter certificados para ser um bom barista. Você precisa estar disponível e aberto para as novas informações e as pessoas. Obviamente que, com o tempo, cria-se uma necessidade de aprender mais e é aí que entram os cursos, que darão ao profissional uma base mais sólida.

Flavors: O que você mais gosta e quais são os principais desafios desta profissão?
Renan: O desafio já está no mercado faz anos e o nosso trabalho vem sendo de xícara por xícara. O que mais amo é ver olhares iguais aos meus quando dei o meu primeiro gole em café especial. Achando diferente mas não ruim, e querendo mais daquela bebida.

Flavors: Você exerce outra carreira além de barista? Se sim, qual e porquê?
Renan: Hoje não exerço, mas já fui consultor para pequenas cafeterias que queriam algum suporte. Hoje consigo conciliar os dois no meu atual trabalho.

Flavors: Qual a sua percepção sobre o mercado de cafés especiais hoje e como você enxerga o futuro?
Renan: O mercado de cafés especiais vem crescendo cada vez mais todos os anos, e ele sempre vem com boas novidades. Esta tendência tende só a melhorar junto com a qualidade dos baristas.

Flavors: Já viveu uma situação engraçada sendo barista? Conte pra gente.
Renan: A gente sempre consegue reeducar algum cliente que fidelizamos e ele nos seguirá por muito tempo em diversas cafeterias, e isso é encantador. No começo de minha profissão dei de presente para o meu professor de barista um café tradicional em grãos (achando que eu estava abalando). Damos risada até hoje desta situação…

Flavors: Se tivesse que aconselhar um jovem que pensa seguir esta profissão, qual conselho daria?
Renan: Continue. É um passo pequeno de cada vez, mas estamos crescendo juntos. A cada ano que passa a área vem sendo mais valorizada e, dentro dela, uma cadeia inteira de pessoas por de trás. Assim como qualquer outra área, você realmente tem que gostar do que faz, que para mim é apaixonante.

Flavors: Complete a frase: Barista, além da paixão por cafés, uma profissão….
Renan: … de paixão por pessoas, cada processo, cada toque.

Leave your thought