Entrevista: Leonardo Correa, barista da Unique Cafés

Já estamos no quarto vídeo da Série Baristas. Hoje quem conta pra gente sobre este universo incrível dos cafés, é o barista Leonardo Correa, da cafeteria Unique Cafés. Confira!

Flavors: Conte-nos como é o seu dia a dia como barista?
Leonardo Correa: Meu dia dia é na cafeteria que gerencio atualmente. Uma cafeteria que fica junto à nossa torrefação. Quem está tomando um café comigo lá tem a oportunidade de ver toda a estrutura.

Flavors: Quais cursos e especializações são necessários para ser um bom barista?
Leonardo: Para ser um bom barista é preciso fazer o máximo de cursos possíveis. Hoje, o barista não é só aquele que fica atrás do balcão, mas aquele que educa o consumidor, que sabe toda a cadeia do café.

Flavors: O que você mais gosta e o quais são os principais desafios desta profissão?
Leonardo: Gosto muito de espresso. Sou completamente apaixonado! Ah.. e Latte Art, é claro. Quanto à máquina, a vejo como uma grande ferramenta para as cafeterias.

Flavors: Se tivesse que aconselhar um jovem que pense seguir esta profissão, qual seria este conselho.
Leonardo: Um conselho para seguir esta carreira é estudar. Não vejo outra forma. Não só nesta, mas em todas as profissões.

Flavors: Já viveu uma situação engraçada sendo barista ou compartilhando com as pessoas sobre esta profissão? Conte pra gente.
Leonardo: Já vivi algumas sim, mas prefiro guardar segredo (risos).

Flavors: Complete a frase: Barista, além da paixão por cafés, uma profissão….
Leonardo: … uma profissão de extrema responsabilidade ao extrair esses diamantes que os produtores preparam ano a ano.

Flavors: Qual a sua percepção sobre o mercado de cafés especiais hoje e como você enxerga o futuro?
Leonardo: Vejo o mercado evoluindo e acredito que, num futuro bem próximo, nós, baristas, teremos que estar mais preparados para atender nossos clientes que estarão ainda mais rigorosos. Eles já sabem diferenciar a torra fresca, perceber um espresso bem extraído e uma harmonização bem executada entre o café e o leite. Enfim, um futuro com mais responsabilidades e com mais pessoas apaixonadas em cafés especiais.

Leave your thought