Chá cold brew: mais suave, menos cafeína

Você sabia que dá para fazer chá gelado sem precisar esquentar a água e acrescentar gelo à bebida? 

No chá cold brew, as folhas são mergulhadas em água fria ou em temperatura ambiente por um período prolongado. Nesse método, o processo se concentra no tempo, e não na temperatura, para produzir o perfil de sabor. 

Uma das principais razões pelas quais o chá frio vem se popularizando é o seu sabor suave, devido à extração mais longa e lenta. Quando o chá é preparado com água fria em vez de quente, ocorre um equilíbrio químico diferente. Isso resulta em menos taninos (adstringência), amargor e cafeína.

A prática de preparar chá frio originou-se no Japão por volta de 1600. A fermentação fria é um método de fermentação excepcional, não apenas pelo ótimo sabor, mas por preservar melhor os componentes do chá que trazem benefícios à saúde, como os antioxidantes. A infusão do chá em temperaturas baixas extrai níveis mais elevados de fitoquímicos, que incluem flavonoides, que ajudam a combater infecções, retardar o envelhecimento da pele e regular os níveis de colesterol.

Como fazer chá cold brew?

Para preparar o chá cold brew você só precisa de um recipiente com filtro, como a garrafa de vidro com filtro da Hario, que permite preparar, armazenar e servir.

Os chás e infusões a granel funcionam melhor e criam mais sabor do que os sachês. Para o cold brew, é necessário usar uma quantidade maior de chá em relação ao preparo quente. Em compensação, se o chá for de boa qualidade, você pode reutilizá-lo em uma nova extração a frio. A bebida ficará mais suave, mas ainda assim, deliciosa.

Misture o chá à água, tampe e leve à geladeira. Para chá branco ou verde, mantenha em infusão por 6 a 8 horas; infusão de chá preto ou oolong, por 8-12 horas.

Sirva com gelo, com complementos à sua escolha – fatias de frutas cítricas e xaropes 1883 ficam maravilhosos!

O chá pode ser coberto e armazenado na geladeira por até 5 dias.

Se quiser adicionar um pouco de emoção à sua vida, experimente misturar chás diferentes. As combinações de sabores que você pode criar com uma bebida gelada são infinitas!

Deixe seu comentário