Frutas cítricas: versáteis e deliciosas

Além de ajudarem a proteger o organismo, as frutas cítricas são deliciosas e muito versáteis no preparo de drinks, sejam eles com ou sem álcool, quentes ou gelados!

Uma curiosidade é que as frutas cítricas não são espécies disponíveis na natureza, mas híbridos aprimorados por cruzamentos ao longo dos últimos milhares de anos. As laranjas pera, baiana e lima, por exemplo, são parentes próximas da ponkan

Outro fato curioso é que, das quatro variedades mais populares, apenas uma é limão ‘verdadeiro’? Conhecidos no Brasil como limão galego e limão taiti, estes, na verdade, não são limões e sim, limas ácidas. O limão ‘raiz’ é o siciliano, também conhecido como eureca e lisboa. E o limão-cravo, ou limão-rosa? Este é um cruzamento natural entre o limão ‘verdadeiro’ e a tangerina. 

Puro-sangue ou mestiços, os cítricos estão presentes em uma infinidade de receitas de bebidas, em todas as partes do mundo. 

Dá uma olhada nestes drinks bem diferentes, com xaropes 1883 e frutas cítricas!

Warm Iced Tea

Ingredientes

15 ml de xarope 1883 de Gengibre e Canela

15 ml de xarope 1883 de Laranja Vermelha

120 ml de chá de hibisco

40 ml de suco de laranja

Modo de preparo

Prepare o chá de hibisco e deixe esfriar. Em um copo com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes. Mexa. Decore com casca de laranja e especiarias e sirva.

Ginger & Citrus Collins

Ingredientes

20 ml de xarope 1883 de Limão Siciliano

20 ml de suco de tangerina

160 ml de ginger ale (Schweppes)

Modo de preparo

Em um copo, coloque o xarope 1883 de Limão Siciliano. Acrescente cubos de gelo. Despeje delicadamente o suco de tangerina. Por último, coloque o ginger ale. Mexa antes de consumir.

Fontes: Revista Pesquisa Fapesp, revista Veja, jornal Correio do Povo do Paraná

Deixe seu comentário