Os segredos do chá perfeito

Quando se fala de preparo do chá, alguns detalhes simples fazem toda a diferença no resultado! 

Você sabia que para cada tipo de chá é indicada uma temperatura diferente da água?

Confira abaixo um indicativo das temperaturas:

Chá branco: 70°C a 85°C

Chá verde: 60°C a 80°C

Chá oolong: 85°C a 95°C

Chá preto: 90°C a 95°C

Infusões de frutas ou ervas: 100°C

Para os blends, que são uma combinação de diversos ingredientes, não é possível criar um padrão, já que a temperatura irá variar de acordo com a sua composição. O ideal, nesse caso, é verificar na embalagem a orientação.

Você pode conferir a temperatura da água usando uma chaleira elétrica com termostato, ou um termômetro digital próprio para uso culinário. Caso não tenha esses utensílios, é possível utilizar o “método das bolhas”. Quando começam a se formar pequenas bolhas no fundo do recipiente, a temperatura estará em torno de 70°C. Aos 80°C, surge um vapor suave e as bolhas ficam maiores, começando a subir pela lateral. Já quando as bolhas são grandes e se movimentam na superfície, a água atingiu os 100°C.

Atenção também ao tempo de infusão. Ele varia conforme o tipo de chá e a preferência de cada um. Quanto maior o tempo de infusão, mais concentrada será a bebida. Há quem prefira o seu chá mais ‘forte’ ou mais ‘fraco’ e controle o tempo de infusão e a proporção entre erva e água levando isso em conta. 

Uma boa referência para o tempo de infusão ideal de cada chá é a própria embalagem, que costuma trazer essa indicação. Esse campo permite várias experiências, de forma a conseguir obter o paladar que mais aprecie. Geralmente, o tempo de infusão varia de 3 a 8 minutos. 

Da mesma forma, uma maior quantidade de erva para determinada quantidade de água resultará em um chá mais ‘forte’.

Muito importante: a água deve ser mineral ou filtrada. Isso faz toda a diferença no sabor do seu chá!

Usar utensílios adequados e de boa procedência também vão tornar a sua experiência com o chá muito mais prazerosa! 

Além disso, os utensílios de marcas conhecidas possuem certificação do Inmetro, que atesta a segurança, a qualidade e a durabilidade do produto, fatores que contam muito, principalmente para quem faz uso profissional.

Veja, abaixo, alguns produtos bem úteis na hora de preparar aquele chá maravilhoso!

Handy Brew – é um utensílio elegante e prático para fazer a infusão e preparo de chás. Tem como principal diferencial o sistema exclusivo Shutt Off, que consiste em uma válvula de silicone que veda o fluxo de líquidos quando o bule não está sobre uma xícara ou jarra, possibilitando que o chá fique em infusão pelo tempo desejado. Isso permite diversas variações de intensidade de sabor. BPA-FREE (livre de bisfenol-A).

Jarra de vidro Hario – possui um filtro interno de aço inox removível que faz a separação das folhas e a água. Sua estrutura em borosilicato oferece maior resistência à diferença de temperaturas. Ideal para preparar chás quentes e frio diretamente no recipiente. Disponível para 450 ml e 700 ml.

Copo Pavina – Feitos de forma artesanal, individualmente soprados por artesãos especializados, os copos de parede dupla BODUM® apresentam duas paredes de vidro borossilicato, criando uma camada altamente eficaz de isolamento. Disponíveis em diversos tamanhos e formas, mantêm a temperatura das bebidas quentes, sem esquentar por fora, e das bebidas geladas.  

Finalmente, mas não menos importante, é fundamental que a erva de seu chá seja de qualidade. Natural e com sabores deliciosos, a linha de chás Taste of Tea da Flavors vai te surpreender em uma verdadeira explosão de sensações. Blends exclusivos e aromáticos de chás verde, preto, oolong e infusões com frutas e flores.

Saiba mais sobre o mundo dos chás no Bate-papo com a sommelière de chás Daniela Reis

Fonte: Diário do Chá

Deixe seu comentário