mercado-decha-por-que-vale-a-pena-apostar

Mercado de chá: por que vale a pena apostar

Você provavelmente já deve ter reparado que o mercado de chá no Brasil tem sofrido mudanças significativas. Se, por um lado, a categoria de chás prontos sofreu uma queda em 2016, de outro, o mercado de chá de saquinho aumentou 12,3% ao ano.

A explicação se dá por inúmeros motivos, que você irá entender lendo os tópicos a seguir, mas uma coisa é fato: o crescimento do mercado de chá está cada vez mais acelerado e se confirma em todas as frentes de pesquisa. 

Segundo levantamento da Europass Monitor, o consumo de chás saltou 53% entre 2010 e 2019. Quanto ao crescimento anual esperado, a previsão é de que, até 2024, a taxa seja de cerca de 4 a 5,5%, alcançando 73 bilhões de dólares.

Observando essa tendência no mercado de chá, a Flavors selecionou os principais dados e números do setor para você ficar atento e se manter atualizado. Confira!

Chá é a bebida mais consumida no mundo

Você já deve ter percebido que não é à toa que o mercado de chá está cada vez maior. Com quase três bilhões de xícaras consumidas por dia ao redor do mundo, é possível entender as potencialidades que a bebida oferece.

Embora o Brasil ainda fique bem abaixo do café quando o assunto é consumo de chás, estimativas apontadas por um estudo do Sebrae mostram que até 2023 o mercado de chá deve crescer 43%. O salto leva em consideração a alta procura por alimentos e bebidas saudáveis.

Aumento da demanda entre os jovens

Se antes a demanda por chás provinha do público adulto e idoso, a pandemia de COVID-19 aumentou o interesse dos mais novos pela bebida. As informações foram levantadas pelo Grupo Intergovernamental da FAO (GIG) e mostraram um crescimento expressivo entre os jovens, influenciando o mercado de chá.

O público redescobriu o amor durante o confinamento em razão dos benefícios para a hidratação e o fator “sentir-se bem”. O setor pode desempenhar um papel importante na qualidade de vida.

Mudança no consumo de chá

De acordo com a Euromonitor International, empresa líder mundial em pesquisa independente, as vendas de chá pronto caíram 5,8% no ano passado. A substituição pelos chás de saquinho e até mesmo sucos em pó tem motivado muitas empresas do ramo a se adaptarem ao mercado de chá.

Enquanto em 2016 o preço médio do chá pronto aumentou 10%, ficando na faixa dos R$ 5,40 por litro, o chá em saquinho saía a R$ 0,50 o litro.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), a expectativa das grandes indústrias e pequenas empresas é conquistar uma parte dos consumidores que buscam substituir o refrigerante por outras bebidas menos doces e sódicas.

Só no ano passado as vendas de refrigerantes caíram 6%, diminuindo cerca de 890 milhões de litros. A mudança não só é uma oportunidade para os vendedores e donos de estabelecimento, que têm a chance de se manterem atualizados às novidades do mercado de chá, como para as famílias que estão em busca de uma vida mais saudável.

Oportunidade de se manter atualizado às tendências

Diante de tantos dados, que tal mostrar aos seus clientes que apreciar chás e infusões está se tornando um estilo de vida? É o que diz o Pinterest Predicts, um relatório que traz insights em diversos segmentos, elaborado com base nos assuntos mais pesquisados na Internet.

Alinhada às novas tendências do mercado de chá, a Flavors acaba de lançar a teastú, uma nova linha de chás e infusões gourmet que proporciona uma explosão de sentidos com sabores surpreendentes.

A linha possui blends exclusivos e aromáticos de chás preto e infusões com frutas e flores. Os chás podem ser servidos quente ou gelado e são uma ótima opção para qualquer estação do ano. Além disso, oferece excelente rendimento: 3 g, em média, para 200 ml de bebida pronta.

Frutas secas, flores, ervas e todos os ingredientes utilizados na produção passam por um altíssimo controle de qualidade, eliminando qualquer tipo de impureza. Além disso, é saudável e contém poucas calorias.

Quanto aos sabores presentes nas latas e pouchs, há 6 opções: Maçã e Hibisco Berry Orange, Hibisco Sweet Fruits, Maçã Rose Mint, Maçã Fresh Ginger, Maçã com Camomila e Canela, ou o clássico Earl Grey.

Agora que você está atualizado sobre o mercado de chá e suas novidades, descubra os diferentes rituais  envolvendo a bebida mais consumida no mundo!

Deixe seu comentário