A chaleira pescoço de ganso é talvez o símbolo mais icônico no mundo do café coado. Seu bico elegante e as alças ergonômicas são ideais para a filtragem de precisão. Esse design atraente e moderno e a alta funcionalidade fizeram dela uma representante perfeita da terceira onda do café.
Mas, depois de assistir a um vídeo ou ler alguma reportagem sobre o preparo do café coado, você deve ter se perguntado: “Será que preciso mesmo de um item como esse para fazer o meu café?”
Obviamente, a falta de uma chaleira com bico de pescoço de ganso não vai impedir que você prepare um ótimo café. Porém, ela é um utensílio específico, que ajuda, facilita e aprimora muito todo o processo. É um upgrade!
O que faz uma chaleira como a Flavors Pro 700 ml, da Flavors, por exemplo?
Para a preparação do café, a grande dica é conseguir uma extração uniforme. É por isso que buscamos tamanhos de partícula uniformes ao moer os grãos e, ao colocar a água, não a despejamos ao acaso e toda de uma vez sobre o pó. A água deve ser adicionada com cuidado e estrategicamente.
Usando ou não uma chaleira pescoço de ganso, o excesso de agitação devido ao derramamento descuidado da água pode causar uma extração irregular da bebida. Uma chaleira tipo pescoço de ganso, quando usada corretamente, oferece maior controle do fluxo e permite que você seja mais preciso.
Ela também facilita o processo. Você pode controlar o fluxo inclinando suavemente o pulso para a frente ou para trás. Uma chaleira normal pode exigir um pouco mais de força no antebraço, resistência e concentração para esse controle, ou mesmo gerar alguns respingos.
Além da parte técnica e prática, vamos combinar, que elas são um show de charme!
Confira a linha completa de chaleiras e acessórios para café da Flavors!