As datas sazonais são importantíssimas dentro de um negócio, em especial no segmento de foodservice. Elas permitem otimizar os insumos, o que gera economia, mas também possibilitam que abusemos da criatividade, com o objetivo de deixar o cardápio mais atrativo para os consumidores.
Você já se perguntou como algumas cafeterias conseguem ser tão criativas nesse quesito? Diversos estabelecimentos criam bebidas com temas únicos e que, às vezes, por mais diferentes que possam parecer, fazem um grande sucesso, chamando a atenção do público. Podemos dizer que não há mistério nisso.
Neste artigo, vamos te dar algumas dicas para inovar no seu cardápio de forma estratégica, nas datas sazonais. Esperamos que aproveite!
Um olho no calendário e outro no público
O que torna as bebidas sazonais um sucesso não é elas serem geladas ou quentes, com mais acidez ou doçura, leves ou mais densas. Isso tudo é o meio do caminho, é só a receita, a união dos ingredientes. O que leva um cardápio a ser sucesso é, principalmente, conhecer o público.
Aprender a analisar o comportamento do consumidor é um dos grandes segredos do sucesso de uma cafeteria. Para isso, você pode seguir de uma forma bem simples, contando com apenas três ferramentas: um celular com internet, lápis e caderno.
Use as redes sociais para acompanhar clientes, pessoas que amam café, baristas e bartenders, além de cafeterias de outros lugares do mundo. Anote tudo o que observar de curioso, não precisa ser apenas sobre café, mas elementos, comportamentos, insumos que geram curiosidade. Junte tudo isso e você terá um mix de informações e inspirações para criar novas bebidas.
Porém, não adianta você juntar café, chocolate, abóbora, noz-moscada e gengibre para incluir no cardápio em pleno verão, certo? Estar atento ao calendário é importantíssimo, não só pela estação, mas pelas datas sazonais que proporcionam a inovação.
Um exemplo é a data de St. Patrick’s, muito comemorada em pubs de todo o mundo. No dia 17 de março, costuma-se preparar uma cerveja de coloração verde para acompanhar a temática da festa. O que você poderia fazer? Usar um corante verde no leite para fazer cappuccinos ou, ainda, em vez do café, usar matcha no espresso? A ideia é soltar a criatividade!
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Crie suas datas sazonais
Existem datas conhecidas por todos, o mercado inteiro se apropria delas e desfruta desses períodos festivos para aumentar seu faturamento com promoções, condições diferentes de pagamento e sorteios.
Mas são poucos os que criam as suas próprias datas sazonais. Confira algumas ideias, mas lembre-se, você pode definir essa ação como preferir, observando se ela se encaixa no seu público e analisando como realizá-la da melhor maneira possível:
- Choco Harmony: Um fim de semana de bebidas com café, geladas ou quentes, harmonizadas com chocolate. Você pode criar níveis de harmonização, desde o pacote mais básico, com 3 harmonizações, até o mais complexo, com 8 harmonizações.
- TGIF Coffee: Toda sexta-feira uma bebida nova, com um acompanhamento único, que não se repetirá na outra sexta (ou em outro dia da semana). Isso gerará uma ideia de “é agora ou nunca” no público.
Se a ação for um sucesso, o cliente esperará ansiosamente para que ela se repita. E isso é ótimo, certo? Sem falar que aumenta as indicações e a frequência em dias normais.
Pergunte aos seus consumidores sobre as datas sazonais
A pesquisa com os consumidores costumava ser muito custosa e demorada há alguns anos, mas hoje, graças às redes sociais, é possível que qualquer pessoa faça esse estudo. Crie formulários com perguntas que vão desde dados básicos, como e-mail e WhatsApp, até perguntas como frutas preferidas, horários que mais gostam de tomar café, se sozinhos ou acompanhados, o que gostariam de encontrar na sua cafeteria etc.
No Instagram, crie enquetes, caixinhas de perguntas e votações. É uma forma rápida e acessível para o público participar, em qualquer horário do dia, fornecendo informações como insumo criativo e de planejamento de suas bebidas para datas sazonais, bem como melhorias no estabelecimento.
Pense fora da caixa
Não se limite. A única regra que existe na criação de bebidas é agradar o cliente. Se ele ficar satisfeito, se se divertir com a experiência, você alcançou o objetivo final do trabalho e, com toda certeza, colherá os resultados por meio de fidelização, indicação e aumento de consumo através da maior frequência no seu estabelecimento, ou do crescimento do ticket médio.
Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais dicas como estas e seguir inovando no seu mercado!