drinks-sem-alcool-flavors

Como criar deliciosos drinks sem álcool

Cada vez mais pessoas estão procurando opções de drinks sem álcool para curtir a noite. Isso acontece por uma série de motivos, como as novas leis de direção responsável, a busca por uma dieta mais saudável, um período de consumo de remédios ou ainda a intolerância alcoólica.

Em razão desse crescimento, tanto o público geral quanto os bartenders procuram aprender receitas de drinks sem álcool que sejam tão interessantes quanto as de drinks com álcool. Afinal, muito da diversão ao beber drinks como estes está em experimentar sabores variados e autênticos. 

Também chamados de Mocktails ou Virgin Cocktails, essa categoria de bebidas correspondente aos drinks sem álcool se diferencia das opções de sucos e chás gelados por conta da sua apresentação e função nutricional, além do perfil de sabor e textura.

Aqui, você vai aprender como fazer drinks sem álcool utilizando xaropes 1883 para dar personalidade e sofisticação às criações. Vamos lá? Seus drinks sem álcool com certeza jamais serão os mesmos!

Afinal, o que é Mocktail?

Não confunda o preparo de um suco de três frutas com um Mocktail. Para oferecer a experiência que a bebida propõe, é preciso entender que ela faz parte de um leque de drinks sem álcool. Por isso, deve combinar o sabor e a complexidade de um bom coquetel com álcool, só que sem álcool. 

Antigamente, por volta dos anos 80 e 90, as mulheres pediam drinks sem álcool e recebiam um copo cheio de algo que parecia uma vitamina, multicolorida. Era uma mistura de kiwi, morango, abacaxi e uva que ficavam com as cores sobrepostas e densas. A bebida era servida com uma decoração sempre espalhafatosa à temperatura ambiente.

Não. Isso não é mais legal. Os tempos mudaram e agora os drinks sem álcool devem realmente fazer jus ao nome: drinks-sem-álcool. Apesar disso, alguns estabelecimentos ainda não entregam o que deveriam.

A crescente dos smoothies no mercado brasileiro e a sempre presente vitamina da padaria muitas vezes se confunde com o pedido de um Mocktail. O resultado? Uma bebida energizante, revigorante e nutritiva ao invés de um drink sem álcool.

Como fazer Mocktail?

Como você pode ver no tópico anterior, muitos estabelecimentos dizem oferecer drinks sem álcool. Entretanto, entregam uma experiência que foge completamente do conceito de Mocktail. 

Foi pensando nisso que selecionamos algumas dicas de receitas para você fazer. Assim, seus clientes vivem a experiência de beber drinks sem álcool sem sentir que eles são menos interessantes do que os coquetéis com álcool. 

Fizzy Passion // simples e prático.

Num copo longo com cubos de gelo, coloque 40 ml de suco de manga, 15 ml de suco de limão siciliano e 15 ml de xarope 1883 de Maracujá Vermelho

Mexa bem e complete com água de coco. Finalize com maracujá fresco e sirva com canudo.

 fizzy-passion-drinks-sem-alcool-flavors

French Smash // refrescante e herbal

Em um copo longo coloque 8 folhas de menta, 10 ml de limão tahiti, 10 ml de xarope 1883 de Menta e 5 ml de água de flor de laranjeira.

Mexa bem. Acrescente gelo picado e complete com água com gás. Sirva com canudo.

french-smash-drinks-sem-alcool-flavors

Cosmozero // frutado e refrescante

Em uma coqueteleira com gelo, coloque 50 ml de suco de cranberry, 20 ml de xarope 1883 de Cranberry, 15 ml de suco de limão tahiti e 15 ml de suco de laranja. Bata vigorosamente.

Para finalizar, coloque 25 ml de água com gás numa taça martini previamente gelada e coe duplamente o líquido da coqueteleira. Finalize com um zest de laranja-bahia e sirva sem canudo.

cosmozero-drinks-sem-alcool-flavors

Grape Cooller // frutado e adocicado

Em um copo longo com cubos de gelo, coloque 50 ml de suco de uva integral, 15 ml de xarope 1883 de Blueberry, 10 ml de suco de limão tahiti, 5 ml de xarope 1883 de Rosas, 25 ml de suco de maçã integral, mexa bem e complete com água gaseificada.

Sirva com canudo e decore com uma fatia de maçã, hortelã e blueberry.

grape-coller-drinks-sem-alcool-flavors

Como apresentar os drinks sem álcool?

Não é porque o seu cliente pediu um drink sem álcool que necessariamente ele quer algo próximo, em termos de apresentação e sabor, a uma bebida de criança. 

Às vezes, só o que ele deseja é uma tônica, uma fatia de limão espremida, uma rodela de pepino, um toque de menta e água de flor de laranjeira. Algo fácil, pouco doce, nada cremoso, fresco e cheio de gelo.

E o que queremos dizer com isso? Aprenda a ouvir o cliente – inclusive o que opta por drinks sem álcool. Confira as dicas a seguir para não decepcioná-lo.

Aposte em bebidas elegantes

Ao invés de explorar nas apresentações de drinks sem álcool um universo infantil e lúdico, sirva copos e guarnições mais sóbrias. Nesta hora, é importante imaginar como um drink degustado por um adulto seria, caso ali estivesse cheio de álcool.

Apresente drinks sem álcool como se fosse drinks com álcool

Pode parecer detalhe, mas você já parou para pensar que existem adultos que não querem que os outros à sua volta saibam que o drink é sem álcool? Seja por seguir a Lei Seca à risca, estar de dieta, ou por vergonha, é um favor que você faz a ele.

Sendo assim, por que não servir um drink no estilo de apresentação de um Cosmopolitan, um Mojito, ou uma Caipirinha?

Utilize no preparo outros elementos além do leite condensado

Durante um longo período, os drinks sem álcool vinham com no mínimo uma dose de leite condensado. Os bartenders achavam que isso era um desejo do cliente.

Porém, se o seu cliente pede um drink sem álcool em um estabelecimento, não significa necessariamente que ele quer receber uma sobremesa no copo, certo?

Use outros elementos de dulçor para dar vida aos coquetéis. Drinks sem álcool não se resumem à batida de leite condensado. Eles podem ser explorados a partir de uma gama infinita de sabores, que farão seus clientes nem sentirem saudade de um Coquetel.

Outras dicas importantes para não esquecer

Além dos tópicos anteriores, separamos mais uma série de dicas importantes para ajudar você na elaboração de drinks sem álcool. Não quer que todas as suas criações pareçam fazer parte de um cardápio de festa infantil, né?

– Use e abuse de ingredientes frescos, quando possível.

– Balanceie cítricos com adocicados, e fique atento à proposta de refrescância.

– Ervas frescas dão um toque especial e ajudam na decoração final.

– Use xaropes 1883 para dar mais sabor e coloração.

– Use insumos com baixa caloria para ajudar a dar volume e deixar o coquetel mais leve e refrescante, como água com gás, água tônica e água de coco. Guaraná também pode ser uma ótima opção.

– Abuse de experiências sensoriais. Gengibre, orgeat, pimenta, menta, entre outros ingredientes, podem tirar o seu coquetel da mesmice.

– Experimente começar pelos drinks sem álcool clássicos para depois partir para as próprias criações!

Agora, com todas as dicas que você aprendeu aqui, coloque a mão na massa (ou melhor, nos drinks sem álcool) e divirta-se!