Você sabia que o café é, atualmente, o grande protagonista de consumo no Brasil? Além do maior produtor, o país é também o maior consumidor da bebida. Somente em 2018, nós brasileiros consumimos aproximadamente 24 milhões de sacas, o equivalente a 839 xícaras de café por cidadão.
A gourmetização gastronômica vem penetrando em vários segmentos de bebidas e o café não poderia ficar de fora. Nosso amigo de todas as manhãs vem ganhando novas formas de ser consumido. Hoje, a tendência é rever sabores do passado, resgatando memórias e, consequentemente, experiências renovadas.
A tendência do café filtrado é tão forte que, de uns tempos para cá, mesmo com a popularização das máquinas de café espresso, o bom e velho café coado ainda permanece com força nos lares brasileiros e em diversas cafeterias gourmet, espalhadas pelo mundo afora.
Café filtrado e suas particularidades
No processo do café filtrado, o pó do café fica no filtro, onde se despeja água quente, quase fervente. Seu sabor é mais suave. Também tem mais cafeína, pois o pó fica em maior contato com a água. Em Portugal, chama-se café de saco. Já o café espresso – que surgiu na Itália na década de 40 – no seu processo, o pó do café é submetido à água quente, não fervente, em alta pressão. Nesse caso, possui espuma por causa do choque entre a água e o pó; para os especialistas, ele possui todos os sabores e substâncias que o café pode oferecer em seu melhor estado.
A busca pelo verdadeiro sabor do cafezinho vem propondo novas formas de preparo. O resultado é a utilização do nosso velho amigo coador. Mas, se engana quem acha que o método de preparo resume-se a filtros de pano e papel. Há diversas maneiras de servir café filtrado em sua cafeteria, como o cold brew e a infusão do pó a frio, por exemplo – e que, em breve, iniciaremos uma série com renomados baristas para falar sobre os métodos mais adequados para cada tipo de café – mas, infelizmente, não são todas as cafeterias que têm esta sensibilidade. Por isso, entender a relevância deste mercado é imprescindível, tanto se você já tem ou se está abrindo uma cafeteria. Afinal, todo cliente que ama um bom café sabe que a forma como se prepara faz toda a diferença no momento de saborear.
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