Entrevista: Will Santos, barista da Cafeteria Will Coffee

Reunimos 5 baristas renomados para compartilhar com a gente alguns de seus segredinhos que transformam suas bebidas as mais requisitadas em suas cafeterias, como eles enxergam a profissão atualmente e no futuro. Hoje o papo é com o barista Will Santos, da Cafeteria Will Coffee. Confira!

Flavors: Conte-nos como é o seu dia a dia como barista?
Will Santos: Minha rotina é promover o café especial em forma de experiência criando uma atmosfera de múltiplas sensações.

Flavors: Quais cursos e especializações são necessários para ser um bom barista?
Will: Primeiramente um curso de barista básico para sentir a certeza do interesse pelo café. Subsequente cursos ligados a atividades desta profissão como: classificação e degustação, Qgrader, mestre de torra e, porque não, uma especialização num curso superior. E o mais importante: sempre se reinventar no café, afinal, esta bebida exige pessoas dedicadas e disciplinadas.

Flavors: O que você mais gosta e quais são os principais desafios desta profissão?
Will: O que eu mais gosto é fazer parte deste mundo paralelo que o café especial oferece. O desafio é se manter atualizado e sobretudo poder expor suas ideias.

Flavors: Se tivesse que aconselhar um jovem que pensa seguir esta profissão, qual conselho daria?
Will: Considerar que o barismo demanda uma exclusividade de foco, entregar-se 100% na dedicação. Todo esforço gera recompensas e também reconhecimento.

Flavors: Já viveu uma situação engraçada sendo barista? Conte pra gente.
Will: A mais engraçada é quando levo os clientes à sala de torrefação e a pergunta é quase sempre a mesma referindo-se ao torrador: “é aqui que você coa o café?” Eu falo: “Não, o coador ainda não chegou encomendado da cidade de Itú”.

Flavors: Qual a sua percepção sobre o mercado de cafés especiais hoje e como você enxerga o futuro?
Will: A percepção do café especial é uma realidade construída pelos profissionais que o levam a sério. Sobre o futuro manter excelências conquistadas, produzindo tijolos de construção de novos patamares. O esforço de hoje é a garantia do sucesso de amanhã.

Flavors: Complete a frase: Barista, além da paixão por cafés, uma profissão….
Will: …de dedicação, se reinaugurando todos os dias. Não basta conquistar vários clientes, tem que conquistar o mesmo cliente várias vezes.

Leave your thought