Onde tem Brasil, tem café!

Essa bebida nossa de cada dia está muito presente, não só no hábito diário, como também na cultura, memória e história do país. 

De norte a sul, encontramos cidades históricas, fazendas e museus que resgatam a importância do café para o Brasil, em seus diversos momentos. 

Um turismo diferente, perfeito para quem ama e quer saber mais sobre essa bebida emblemática e a sua representatividade na vida dos brasileiros.

O guia Viajar Melhor preparou cinco roteiros super completos, que revelam a presença marcante do café de norte a sul em nossas terras. E o site Turismo de Minas completa a jornada.

A viagem começa no Paraná, na Rota do Café. Segundo guia, são mais de 30 opções de atrações em um raio de 200 quilômetros distribuídos em 9 municípios paranaenses. Os roteiros levam o visitante a antigas fazendas de café, cafeterias gourmet, museus e até peças teatrais que abordam o tema. Destaque para a Estância Ecológica Guaicurus, uma propriedade cafeeira ainda produtiva fundada por imigrantes suíços da década de 40, em Santa Mariana, e o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss.

Do sul, voamos para o nordeste, mais especificamente para o Ceará, onde, a menos de três horas de Fortaleza encontra-se um oásis repleto de verde e temperaturas amenas. O Maciço de Baturité abriga uma área de proteção ambiental que abrange mais de 32.690 hectares. O café foi introduzido no Ceará no século XVIII e logo se adaptou ao clima desta região. O guia Viajar Melhor destaca os sítios Águas Finas e São Luís, como pontos a serem visitados.

Descendo para o sudeste, a Rota dos Vales e do Café, no Espírito Santo, resgata a época colonial e as tradições dos imigrantes que tiveram forte influência na cultura do café capixaba. O roteiro, que passa pelos municípios de Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Mimoso do Sul e Marataízes, reúne belezas naturais, cachoeiras, praias, montanhas e vales e uma rica história que retrata desde os primórdios da produção e exportação do café no estado até os dias atuais.

Em São Paulo, parada obrigatória em Santos, o maior exportador de café do mundo. O guia Viajar Melhor lembra que, até hoje, marcos materiais e imateriais desse legado estão presentes por suas ruas, como no Museu do Café. Instalado no palácio onde antes funcionava a antiga Bolsa Oficial do Café, o espaço apresenta aos visitantes dados e informações sobre a história da bebida no Brasil e no mundo. Ah, e não deixe de fazer um pit stop no Rei do Café, a mais tradicional casa de torrefação e moagem na cidade, fundada em 1912. 

O Vale do Café, localizado no Vale do Paraíba Sul Fluminense, resgata histórias e cenários de um tempo em que a região produzia 75% do café consumido no mundo. Fazem parte da rota os municípios de Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul e alguns distritos. Além das cidades, o ponto forte do roteiro são as diversas fazendas que ainda mantêm o charme e ostentação dos tempos do Brasil Imperial. Destaque para as fazendas Vista Alegre e Boa Esperança.

Completando a rota do Sudeste, o site Turismo de Minas destaca algumas fazendas cafeeiras no Estado que recebem visitantes para conhecer a produção do grão. Outras oferecem roteiros turísticos para conhecer o grão do pé a xícara, como: a Rota do Café Especial, na Fazenda Sertão, na Serra da Mantiqueira, em Carmo de Minas; a Fazenda Pedra Redonda, na Serra do Brigadeiro, em Araponga; o programa Café Completo, na Fazenda Cachoeira, em Santo Antônio do Amparo; o Roteiro dos Cafés Especiais, na Fazenda Capoeira, em Areado.

Definitivamente, onde tem Brasil, tem café!

Fontes: Guia Viajar Melhor; Turismo de Minas; UOL

Deixe seu comentário