O café é uma paixão nacional e a Flavors, como uma empresa apaixonada por esse mercado e pelas pessoas que fazem parte dele, deu início a uma série de entrevistas com baristas renomados. Dessa forma, os baristas de diversos lugares do país contribuem com a sua visão sobre a profissão, métodos preferidos e muito mais. Para começar, realizamos uma conversa especial com Renan Dantas, barista responsável pelos cursos da Um Coffe Academy, que contou o que ele mais ama no dia a dia dos baristas. Confira todos os insights da entrevista!
Flavors: Conte-nos, como é o seu dia a dia no universo barista?
Renan Dantas:
Hoje sou responsável pelos cursos da Um Coffee Academy. Escuto todas as pessoas que chegam, sejam profissionais ou iniciantes da área. Já trabalhei bastante tempo na operação e sei o quanto é uma correria apaixonante.
Flavors: Quais cursos e especializações são necessários para se destacar entre diversos baristas?
Renan:
Você não precisa ter certificados para ser um bom barista. Você precisa estar disponível e aberto para as novas informações e as pessoas. Obviamente que, com o tempo, cria-se uma necessidade de aprender mais e é aí que entram os cursos, que darão ao profissional uma base mais sólida.
Flavors: O que você mais gosta e quais são os principais desafios para os baristas iniciantes?
Renan:
O desafio já está no mercado faz anos e o nosso trabalho vem sendo de xícara por xícara. O que mais amo é ver olhares iguais aos meus, quando dei o meu primeiro gole em café especial. Achando diferente mas não ruim, e querendo mais daquela bebida.
Flavors: Você exerce outra atividade além de barista? Se sim, qual e por quê?
Renan:
Hoje não exerço, mas já fui consultor para pequenas cafeterias que queriam algum suporte. Hoje consigo conciliar as duas atividades no meu atual trabalho.
Flavors: Qual a sua percepção sobre o mercado de cafés especiais hoje e como você enxerga o futuro para a próxima geração de baristas?
Renan:
O mercado de cafés especiais vem crescendo a cada ano, e ele sempre vem com boas novidades. Essa tendência tende só a melhorar, junto com a qualidade dos baristas.
Flavors: Já viveu uma situação engraçada sendo barista?
Renan:
A gente sempre consegue reeducar algum cliente que fidelizamos e ele nos seguirá por muito tempo em diversas cafeterias, e isso é encantador. No começo da minha carreira, dei de presente para o meu professor de barista um café tradicional em grãos (achando que eu estava abalando). Damos risada até hoje dessa situação…
Flavors: Se tivesse que aconselhar um jovem que pensa seguir esta profissão, qual conselho daria?
Renan:
Continue. É um passo pequeno de cada vez, mas estamos crescendo juntos. A cada ano que passa, a área vem sendo mais valorizada e, dentro dela, uma cadeia inteira de pessoas por trás. Assim como em qualquer outra área, você realmente tem que gostar do que faz, o que para mim é apaixonante.
Flavors: Complete a frase: Barista – além da paixão por cafés, uma profissão….
Renan:
… de paixão por pessoas, cada processo, cada toque.