aumentar as vendas

Checklist para aumentar as vendas na sua cafeteria

Em um ano que começou abalado por uma nova onda de Covid-19, gripe, inflação alta e muitos negócios fechados, quem se manteve em pé precisa acelerar. Afinal, você é dono de um negócio que trabalha com café. E o café não para nunca!

O setor de alimentação foi fortemente afetado. Sabemos que você está lendo isso e pensando “ô, se foi!”. Mas você está aí, diante de mais um desafio, de mais uma oportunidade.

Neste artigo, trazemos dicas práticas e rápidas para que você possa aumentar as vendas nesta temporada de verão. Por isso, pegue um papel e uma caneta para anotar o que vem por aí, porque queremos que você cresça e se diferencie no mercado.

 

1.      O simples bem feito

Muita coisa pode ser feita para aumentar as vendas. Mas nada é tão forte quanto o básico: atendimento focado na experiência do cliente. Você já parou para pensar o quanto isso influencia na aquisição e retenção de clientes? Mais do que isso, já pensou o quanto vale o seu atendimento? Sim, valor! Um atendimento de qualidade exige atenção, e por sua vez, atenção significa tempo. Todos sabemos o final: tempo é dinheiro.

O atendimento é o primeiro segredo das vendas. A maioria dos consumidores hoje não se importa em pagar mais, se tiver uma experiência personalizada no atendimento. Apresentar-se, perguntar o nome do cliente, explicar o produto – quem sabe até dar uma degustação – e não demorar para entregar o pedido são ações que fazem sentido para o cliente pagar mais.

Você está fazendo isso? Se não está, comece já! A concorrência pode estar deixando isso passar. O seu cliente quer pagar para ser bem atendido.

 

2.      Produtos harmonizados

Aposte em um cardápio bem definido e complementar. Pratos salgados e doces que se combinam e que, junto com a bebida, tornam uma experiência única. Você não precisa ter um mix extenso de produtos. Então, pare, olhe para o seu menu, veja o que pode melhorar, o que pode tirar e o que pode incluir.

Crie combos que facilitem a escolha do cliente. Pense no sensorial. Por exemplo, um combo cítrico e refrescante: um sanduíche margherita, um espresso tônica com laranja e um bolo caseiro com calda de laranja. Sem complicações, mas com bastante lógica.

Ofereça vários métodos de extração de café, equipamentos que facilitem a produção na cozinha ou que tragam uma finalização dos pratos e bebidas com alta qualidade.

3.      Fidelize seus clientes

É claro que, para você, a rotatividade de clientes é importante. Mas nada é mais interessante para um negócio do que a fidelização. Você já está fazendo tudo certo: ótimo atendimento e um cardápio de qualidade. Agora, você precisa convidar os clientes a voltarem mais vezes.

Crie métodos de recompensa para o seu público através de cartão fidelidade físico, aplicativo ou seu sistema interno. Seja por quantidade de frequência ou valor de consumo, bonifique-os.

Você pode dar uma bebida, uma porcentagem de desconto para um cliente nível black que vai 3 vezes por semana ou um voucher com X reais de consumo para que ele convide ou leve mais um novo cliente para você. Assim, aumentar as vendas será mais fácil.

A regra é: pense na experiência do cliente.

Pense fora da caixa

Lembre-se, de tempos em tempos, de dar uns passos para fora, olhar o todo e analisar tudo o que pode ser aperfeiçoado em seu negócio, seja para aumentar as vendas, trazer autoridade para sua marca ou outros objetivos.

Se não anotou, salve o post para reler as recomendações e começar a colocá-las em prática. Aproveite para compartilhar com alguém que precise das nossas dicas também!

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