Moer o café na hora faz toda a diferença!

Quem já experimentou um café preparado com grãos moídos na hora sabe como o resultado na xícara é diferente. Mas, o quê, exatamente, faz essa diferença?

Enquanto estão inteiros, os grãos de café mantêm seus óleos e outras substâncias preservados da oxidação. A partir do momento em que os grãos são moídos, seu aroma se expande rapidamente e inicia-se o processo de oxidação (devido ao contato do pó com o oxigênio do ar).

Após 15 minutos da moagem, o café já perdeu até 60% do seu aroma. E após apenas 60 segundos de moagem, o grão chega a perder 80% de seus gases internos. O blog Bem Café lembra ainda que o café moído mascara a sua qualidade, pois não é possível visualizar ou tocar o grão, nem sentir seu aroma.

Assim, o hábito de moer o café na hora, cada vez mais comum entre os coffee lovers, permite explorar ao máximo e com maior precisão as suas características sensoriais.

“Diminuir o tempo entre a moagem e o consumo permite preservar nuances e notas da bebida. Assim, se garante também mais qualidade à experiência de xícara”, ensina o blog u.Coffee.

Mas as vantagens não param por aí. A granulometria do pó varia conforme o método de extração e o tempo de infusão. Ambos vão influenciar o resultado final: uma bebida mais suave ou mais encorpada, por exemplo. Então, moendo o café na hora você pode escolher a moagem grossa, média ou fina, de acordo com o método que será utilizado e/ou a preferência quanto ao corpo e sabor.  

Deu vontade de ter um moedor em casa? A boa notícia é que existem moinhos manuais no mercado, a preços acessíveis. 

Os moedores da Hario, por exemplo, utilizam esmeris de cerâmica em vez de lâminas, gerando pouco atrito e sem produzir calor, mantendo todas as características da torra dos cafés especiais. Na verdade, esses esmeris raspam os grãos, ao invés de triturá-los, como acontece nos moinhos de lâminas de metal. O utensílio pode ser ajustado para diferentes tipos de moagem.

Confira qual a moagem que mais combina com o seu paladar! 

Conheça a linha de moedores de café da Hario 

Deixe seu comentário