Quando os filtros de café viram inspiração

Um filtro de papel usado é sempre igual ao outro, certo? Pode até ser, para a maioria das pessoas, mas nunca para um artista! O que muda é o olhar. E o olhar do artista ou do artesão enxerga arte em tudo. Até em um filtro de papel usado.

Ao preparar o seu café coado matinal, você imaginaria transformar os filtros em uma luminária, por exemplo? Ou em revestimento para uma linda bolsa? Rosely Ferraiol enxergou essa possibilidade. Uma das precursoras da utilização de filtros de papel no artesanato, ela começou a se dedicar a essa atividade como terapia, após enfrentar uma doença grave. “Todo dia minha sogra fazia um cafezinho e eu observava aquele filtro de papel, achei bonito e comecei a guardar. Comecei a colocar em caixa, coloquei no vidro, imaginei uma iluminação por trás”, conta a artesã, em entrevista ao site da Ana Maria Braga.

Inspirando-se em Rosely, a jornalista Vilma Silveira Farrell também decidiu se aventurar pelo mundo dos filtros de papel, usando-os em quadros floridos. Ela ressalta que, ao observarmos um filtro de café usado, podemos identificar manchas únicas. “Uma peça jamais será igual a outra”, afirmou ao site Mexido de Ideias.

Na hora da criação, o trabalho pode surgir com o filtro de café natural e também com cores.

E quando os filtros usados se transformam em suporte para desenhos, poemas e frases inspiradoras? Kemmy Fukita sempre gostou de desenhar e de explorar materiais diferentes da folha sulfite. Formada em moda e com interesse pela sustentabilidade, ela diz, no site Hypeness, que gosta de “mostrar que é possível usar algo que iria para o lixo para transformá-lo em arte”.

Mesmo não sendo artista ou artesã (o) como essas mulheres inspiradoras, você também pode dar asas à sua imaginação, reutilizando os seus filtros de papel. Dá para encapar cadernos, revestir móveis, caixas ou garrafas, criar embalagens e uma infinidade de produtos. Além de dar uma nova vida a um material que seria descartado, você poderá produzir peças exclusivas, já que, depois de secos, os filtros de papel adquirem padrões e desenhos diferentes uns dos outros, possibilitando combinações únicas para a sua decoração! 

Veja um passo a passo para preparar os filtros de café para artesanato:

  1. Após coar o café, mantenha o filtro de papel no suporte, até que perca o excesso de umidade. 
  2. Descarte o excesso de pó de café.
  3. Deixe o filtro secando ao sol (o pó remanescente no filtro ajudará a a criar as “manchas” de café).
  4. Depois de seco, retire todo o pó seco com a ajuda de um pincel ou uma escova de dentes.
  5. Seu filtro está pronto para o uso!

Fontes: Sites Ana Maria Braga, Playgrama, Hypeness, Mexido de Ideias

Deixe seu comentário