hariov60

Hario V60: saiba mais do popular e querido método gourmet!

Para os apreciadores do café coado, o método de extração de café V60 – da Hario – é um dos mais usados. A Hario é uma empresa japonesa, criada em 1921, especialista em utensílios de vidro de borossilicato, que aguenta altas temperaturas.

Apesar do Hario V60 ser bastante conhecido, poucos conhecem a história da empresa Hario.

A Hario é uma empresa que produzia vidro para laboratórios médicos. Pois é, eles fabricavam tubos de ensaios e recipientes usados em experimentos científicos. Logo após a Segunda Guerra Mundial, perceberam a oportunidade de expandir o portfólio de produtos da empresa e, em 1948, lançaram o sifão de vidro syphon que era utilizado no preparo do café caseiro. Deu tão certo que permitiu que a Hario popularizasse o consumo de café no Japão e depois tornasse o método syphon conhecido no mundo.

Onde fica a Hario?

A fábrica da Hario situa-se hoje em Nihonbashi, com sede da empresa em Tokio e continua a produzir e comercializar produtos e acessórios para o preparo de café e chá; utensílios de cozinha e lentes para faróis de automóveis. Apesar da Hario ser uma empresa nascida nos anos 20, o produto que marcou mesmo a sua história foi o método V60, produzido em 2005. Essa invenção mudou o método de preparo do café de muitos baristas e coffee lovers e, ainda que seja tão famoso, nem todos conhecem o motivo do termo V60. Você sabia que este termo nada mais é, uma referência para sua angulação, que foi feita em 60º graus?

O Melhor do Hario é o Hario

hario v60
Utilize todos os acessórios Hario para um café perfeito.

Os coffee lovers sabem que, quando se trata de preparo de café, os melhores utensílios são os da Hario. Usar o V60 por exemplo, é imprescindível para realçar as notas e sabores de um bom café e é simples e fácil de fazer:

Use o coador e o filtro de papel V60 para extrair o seu melhor do seu café.

O coador possui uma maior abertura central que permite um perfeito fluxo de água. O coffe lover pode controlar o tempo de extração pela quantidade de água que se joga no pó.

As ranhuras em espiral facilitam a expansão do pó e criam um espaço entre o filtro de papel e o coador possibilitando que a água escorra de forma uniforme. O resultado é um café singular, com suas notas de aromas e sabores mais evidentes.

O V60 possui três tamanhos, nas versões cerâmica, vidro, acrílico e plástico. Sua versatilidade atende a todos os gostos, sendo possível desfrutar da exclusividade de uma xícara de café, feita no tamanho 1, duas ou quatro xícaras no tamanho 02 e de quatro a seis no tamanho 03.

Recomendamos o uso do filtro de papel V60, exclusivo da Hario, para uma melhor extração. O formato de cone do filtro se adapta perfeitamente ao coador, não havendo dobras indesejadas que impeçam o perfeito fluxo da água ao coar o café.

Para ter uma bebida limpa, que ressalte as notas sensoriais e aromáticas do grão, esse método de extração é fantástico.

Algumas dicas para o método V60:

  • Prefira grãos que tragam a data de validade e a de torra. Quando mais recente a torra, melhor.
  • Utilize o filtro de papel V60, que permite uma filtragem homogênea e possibilita mais fluidez no fluxo de água.
  • Escalde o filtro e a jarra que irá utilizar antes de colocar o pó. Deste modo você garantirá que sua bebida fique livre do gosto residual do papel e que a jarra (ou o recipiente que você escolher) esteja previamente aquecida, evitando a perda de temperatura do seu café.
  • Faça uma pré-infusão! Esse passo é muito importante para hidratar e liberar os gases contidos no pó.
  • Despeje a água, com temperatura ideal de 88°C á 95°C, para liberar o aroma e o sabor do pó de café. Faça de forma delicada, em intervalos de 10 a 15 segundos, com movimentos circulares sobre o pó, para coar por igual.
  • O tempo de passagem da água deve ser entre 2m10s a 2m30s, para não deixar o café amargo.

A chaleira Buono, da Hario, é ideal para conservar a temperatura da água por mais tempo. Em formato de colmeia, ela foi projetada com um bico de saída mais fino, chamado de pescoço de ganso, que permite controlar o fluxo contínuo da água quente enquanto você faz a extração do café.

hariov
Chaleira Buono em Aço Inox Fosco – Hario

Agora que você já sabe tudo do método V60, compare e veja a diferença deste e de outros métodos. Você vai virar fã!

Veja mais: Método de extração de café filtrado!

Confira nosso vídeo do conjunto V60 Hario:

Leave your thought