Você concorda que, quando se trata de preparo de café especial, um dos primeiros métodos que nos vem à cabeça é o Hario V60? Tão versátil quanto simples, ele é imbatível quando se trata de realçar as notas e sabores da bebida.
Pela praticidade e facilidade de uso do Hario V60, vale a pena caprichar no processo de filtragem e na apresentação, customizando o resultado de acordo com as preferências do seu cliente. Ele vai se sentir privilegiado e encantado com a sua atenção e, com certeza, se lembrará dessa experiência, retornando ao seu estabelecimento para revivê-la mais vezes!
Para conseguir obter o máximo da performance do Hario V60, é preciso conhecer com detalhes o que faz desse método tão querido dos coffee lovers.
Os diferenciais do Hario V60
Mas, afinal, por que o Hario V60 é único?
– Projetado em formato cônico ‘V’ e um ângulo de 60°, o suporte Hario V60 possui uma abertura central maior do que os coadores convencionais, que permite um perfeito fluxo de água. É possível controlar o tempo de extração pela quantidade de água que se despeja sobre pó.
– As ranhuras internas em espiral facilitam a expansão do pó e criam um espaço entre o filtro de papel e o suporte, possibilitando que a água escorra de forma uniforme. O resultado é um café singular, com suas notas de aromas e sabores mais evidentes.
As diversas faces do Hario V60
Os suportes Hario V60 estão disponíveis em dois tamanhos (01, 02) e em diversos materiais e cores.
Além das versões em cerâmica, vidro, acrílico e plástico, a Hario lançou recentemente o Mugen, uma variação do V60, perfeita para os estabelecimentos que ainda não estão familiarizados com todas as técnicas de preparo de café filtrado.
O Mugen foi desenvolvido para extrair o café em um único despejo de água, sem pré-infusão. Suas ranhuras em forma de estrela deixam as paredes internas do suporte praticamente lisas. Esse desenho favorece a aderência do filtro de papel nas laterais, o que permite um fluxo mais lento, com maior tempo de contato entre o café e a água.
Ah, o filtro de papel é o mesmo do V60 convencional, tamanho 02.
O V60 também está presente em outros utensílios, tornando-o ainda mais versátil. Saiba mais sobre alguns deles:
Conjunto V60
O maravilhoso Conjunto para extrair e servir o café Hario V60,em formato de decanter de vinho, enaltece a importância de uma boa apresentação no momento de apresentar a bebida.
Conjunto Drip-in Server
Este conjunto Hario V60 é perfeito para quem está se iniciando no universo dos cafés especiais. O coador V60-02 de plástico embutido dentro da jarra reduz a perda de temperatura ao filtrar o café.
Suporte inox com filtro permanente
É iniciante no mundo do café especial? Seguem algumas dicas para usar bem o Hario V60:
- Prefira grãos que tragam a data de validade e a de torra. Quando mais recente a torra, melhor.
- Utilize o filtro de papel Hario V60, que permite uma filtragem homogênea e possibilita mais fluidez no fluxo de água.
- Escalde o filtro e a jarra que irá utilizar antes de colocar o pó. Deste modo você garantirá que sua bebida fique livre do gosto residual do papel e que a jarra (ou o recipiente que você escolher) esteja previamente aquecida, evitando a perda de temperatura do seu café.
- Faça uma pré-infusão! Esse passo é muito importante para hidratar e liberar os gases contidos no pó.
- Despeje a água, com temperatura ideal de 88°C á 95°C, para liberar o aroma e o sabor do pó de café. Faça isso de forma delicada, em intervalos de 10 a 15 segundos, com movimentos circulares sobre o pó, para coar por igual.
- O tempo de passagem da água deve ser entre 2m10s a 2m30s, para não deixar o café amargo.
Quer saber mais sobre como preparar o café no Hario V60?
Assista o vídeo que mostra como usar o método Hario V60: