cold brew

Cold brew com xarope de limão e água tônica: a receita deste verão

O café é uma das grandes paixões nacionais (e internacionais). Por conta da sua versatilidade, cada vez mais vemos drinks que utilizam o grão de forma criativa e muito deliciosa, como no caso do cold brew, que já ganhou o coração de muitos e virou uma tendência que veio para ficar.

Essa bebida nada mais é do que um café com extração a frio, e você só precisa ter 3 ingredientes para prepará-la: café moído grosso como um cascalho, água e tempo. O tempo é o segredo, pois é necessário esperar de 6 a 12 horas para que o cold brew fique pronto. Mas é uma dedicação bem recompensada.

E uma curiosidade: a bebida surgiu da necessidade de conservar o café por um longo tempo em viagens e até em tempos de guerra. Ela já era preparada por holandeses e japoneses lá no século XVII!

Por que o cold brew demora para ficar pronto?

O motivo de precisar de tantas horas é o processo de fermentação que acontece no preparo do cold brew. Durante o tempo em que o café está em contato com a água, ele fermenta, o que promove uma recompensa final – suavidade e doçura.

Isso acontece graças ao método a frio, que extrai compostos químicos relacionados a essas características. Como não amar uma bebida assim, hein?

Leia também: Delícia tropical

Existem diferentes tipos de preparo?

Há várias formas de preparar a bebida, mas destacamos as duas mais comuns: por infusão e por gotejamento.

No caso da infusão, há equipamentos específicos que você pode usar, como a Toddy Cold Brew ou a Mizudashi, da Hario. Basta adicionar o café moído e a água, misturar bem, tampar e levar à geladeira por cerca de 12 horas.

Observação: Caso tenha usado a Toddy você deve filtrar o preparo antes de usar, mas se optou pela Mizudashi precisa remover o filtro com o pó.

Depois de pronta, você pode usar a bebida para fazer o seu drink preferido ou simplesmente tomar o cold brew puro com gelo!

Já por gotejamento, você precisará de muito gelo no preparo. Normalmente é utilizada uma torre de 3 andares, com um recipiente para o gelo, um para o café e outro para a bebida final. Conforme o gelo derrete, ele umedece o café e assim vai sendo feita a extração. O processo é algo bem bonito de se ver e apreciar.

Leia também: Chá cold brew: mais suave, menos cafeína

cold brew

A união para um cold brew perfeito

A união do barista com a paixão pela bebida resultou na criação de algo único, perfeito para o verão, feito com xarope 1883 de Limão Siciliano e água tônica. Afinal, essa tendência deliciosa para a estação merece um drink à altura!

Para fazer essa receita você vai precisar de:

  • Gelo filtrado
  • 30 ml de cold brew
  • 60 ml de água tônica (ou com gás)
  • 5 a 10 ml de xarope 1883: Limão Siciliano / Hibisco / Maracujá Vermelho
  • Guarnição com limão siciliano

Modo de preparo:

Encha o copo com gelo até o topo. Acrescente o xarope 1883 de Limão Siciliano, depois coloque a água tônica ou com gás e, por fim, o cold brew. Decore com limão siciliano.

Um pequeno segredo que pode deixar a sua receita ainda mais incrível: despeje a água tônica e o cold brew calmamente sobre os cubos de gelo. Assim, eles vão esfriando e criando camadas, proporcionando uma apresentação linda! E pronto, você terá em mãos um drink delicioso.

Cold brew vs. café gelado

Cod brew x café gelado: Por que fazer o cold brew e não simplesmente o café normal e colocá-lo na geladeira?

O cold brew demanda todo um processo de extração a frio. Assim, ele acaba sendo bem mais concentrado do que simplesmente gelar o café (preparando a quente, com os métodos tradicionais, e acrescentando gelo). Em relação ao sabor, ele é menos amargo/ácido e até mais suave e adocicado.

Deixe seu comentário