Prensa francesa: um método perfeito para o seu dia a dia

Ela é mega charmosa, prática e muito amiga do meio ambiente! Estamos falando da prensa francesa, um método super indicado para o preparo do café no dia a dia.

A prensa francesa consiste em um copo cilíndrico estreito, geralmente feito de vidro ou plástico transparente, equipado com uma tampa de metal ou plástico, e um êmbolo que se encaixa firmemente no cilindro. Um fino filtro de aço inoxidável ou de malha de náilon dispensa o uso do filtro de papel.

Extrair o café dessa forma permite a passagem de mais óleos, que carregam compostos aromáticos e de sabor.

Para extrair o café nesse método, a moagem deve ser grossa, semelhante textura do trigo para quibe. Por isso, evite comprar café já moídos, que costumam ser mais finos. O ideal é moer o grão na hora, com um moedor ajustado corretamente.

Segue um passo a passo para preparar o melhor café nesse método superprático:

  1. Escalde a cafeteira para manter o café quente por mais tempo.
  2. Adicione o pó (moagem grossa). A indicação é 10 gramas de café (2 colheres de sobremesa) para cada 180 ml de água.
  3. Coloque a água quente na prensa francesa. A temperatura da água deve estar a 90°C. Para conseguir isso, ferva a água, apague o fogo e espere 1 minuto antes despejá-la no pó de café. Se o tempo estiver mais frio, essa espera deve ser menor. Certifique-se de molhar todo o café moído.
  4. Coloque a tampa na prensa francesa, com o êmbolo para cima (sem empurrá-lo para baixo) e deixe o café ficar em infusão por 3 a 4 minutos.
  5. Empurre o êmbolo para baixo até que ele atinja o fundo, prensando todo o pó do café para parar a infusão. Pronto! Agora, é só servir.

Depois de pronto, evite deixar o café na prensa francesa por muito tempo, pois isso pode trazer amargor à bebida.

Conheça a prensa francesa Hario Olive Wood

Ah, e também dá para fazer chá! Dá uma olhada no nosso blog.

Deixe seu comentário