Os cafés especiais caíram no gosto de muitas pessoas, mas até chegarmos a essa iguaria, o café passou por uma longa trajetória durante a história. A primeira onda foi a explosão de consumo em escala global, em meados dos anos 30 a 60, quando passou a fazer parte das despensas das casas, não por apreciação, mas por necessidade da cafeína e, portanto, o que importava era o preço baixo.
A segunda onda foi caracterizada pelo nascimento de redes de cafeterias, focadas em qualidade, com torras frescas e variedade de origens. É quando o café sai dos lares e passa a ser consumido em lugares confortáveis e que proporcionam experiências únicas.
Então, os cafés especiais entram em cena, na terceira onda. Torras claras, diversos tipos de métodos de extração, cafeterias pequenas e aconchegantes, investindo em exclusividade e cafés com sensoriais complexos. E você se encontra aqui, nesta onda.
Mas temos a quarta onda entrando em cena, que é o café especial fazendo parte do ordinário comum. As pessoas adquirindo mais conhecimento sobre origens de cafés, métodos de preparo, sensoriais, se interessando sobre a cultura cafeeira e todo o processo, até a xícara.
Por que focar em cafés especiais?
Assim como as demais ondas, a tendência é que a quarta se popularize e faça parte do dia a dia das pessoas. Você não vai querer que seu cliente saiba mais do que você, certo? E isso não seria um problema, mas é muito mais rentável haver troca de conhecimento, em que os dois compartilham experiências e criam uma comunidade de coffee lovers que têm a sua cafeteria como casa.
Os cafés especiais oferecem diversos benefícios, que vão desde os ligados à saúde, até a rentabilidade. A verdade é que o café especial chegou para ficar e vai se tornar cada vez mais forte e presente na vida das pessoas, inclusive dos seus clientes.
Por onde começar?
Existem grandes torrefações de cafés especiais em muitos estados do Brasil, e o primeiro passo envolve o relacionamento com essas empresas. Você pode contratá-los para desenvolver um perfil de torra específico para a sua cafeteria, com cafés de diversas regiões do país, podendo ser nanolote, microlote ou colheitas maiores, porém com alto nível de exigência na seleção dos grãos.
É possível ter variedade tanto de grãos quanto de estados e até mesmo países. Investir em ter pelo menos 2 cafés com um sensorial simples – como doce de leite, chocolate, rapadura, melaço – e outros 2 mais complexos – com acidez pronunciada, frutado – vai trazer oportunidade de novas experiências entre o cliente e a cafeteria.
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Mix de produtos
Outro ponto muito interessante é que em algumas torrefações existe a possibilidade de embalar o café e colocar um rótulo com as informações visuais da sua cafeteria. É mais uma forma de impregnar sua marca no dia a dia dos clientes, difundi-la entre novos consumidores e também aumentar seu faturamento.
Além de oferecer produtos físicos, você pode capitalizar o seu conhecimento. Organizar workshops, cursos e capacitação para seus clientes conhecerem mais sobre esse universo promove reconhecimento de autoridade sobre você e seu negócio.
Então, acredite nessa nova onda e invista para sua cafeteria estar pronta para essas oportunidades, pois elas chegaram para ficar e você pode ter sucesso com elas.